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Regras do Candomblé
Regras do Candomblé

1- Não retrucar o Zelador ou a Zeladora de Santo.

2- Não retrucar seus irmãos mais velhos e egbomis.

3- Caso tenha algo para falar que não esteja concordando, discretamente peça um minuto da atenção do pai de santo e exponha a situação civilizadamente, sem precisar que a torcida do Flamengo esteja assistindo. Dar um escândalo no meio do barracão não é postura de um filho de santo, e você ainda corre o risco de tomar um fora na frente de todo mundo.

4- Quando tiver visita no barracão (egbomis, ekedjes, ogãs, zeladores), seja em dia de festa ou em dia corriqueiro, é de bom tom que os filhos se abaixem para dirigir a palavra ao pai de santo. Detalhe: Só atrapalhar a conversa caso seja EXTREMAMENTE necessário. Deve-se chegar junto a ele, mas não muito, e ficar abaixado esperando que ele pergunte o que deseja. Quando ele perguntar, comece sempre sua frase com “AGÔ”.

5- Yawo e abian não bebem nenhum líquido em copo de vidro dentro de seu barracão ou no barracão do alheio. Use sua DILONGA, BAN ou CANEQUINHA DE ÁGHATA, como você preferir chamar. Copo de vidro só quem tem direito é egbomi, ekedje, ogan e zelador.

6- Yawo e abian não comem em prato de vidro ou louça. Apenas em pratinho de plástico ou ághata. Aliás, devemos lembrar que é de boa educação cada filho trazer seu devido pratinho de ághata e sua devida canequinha para seu uso pessoal no barracão. Ah! Garfo? Nem pensar! Colher? Somente ela. Garfo, só com 7 anos de santo feito, ou então sendo ekedje, ogan, zelador…

7- Terminou seu ajeum? Pegue seu pratinho e sua canequinha, vá para cozinha e lave.

8- Como dissemos no item anterior, não temos uma empregada para limpar tudo. Portanto, cada um deve se conscientizar e fazer a sua parte. Ficar protelando, esperando que algum irmão de santo se encha da bagunça e vá arrumar por você não tem cabimento. Cada um fazendo um pouco fica mais fácil e rápido.

9- Resolveu visitar o pai de santo? Que maravilha! Ele adorará sua visita, ainda mais se você vier com uma modesta colaboração para o ajeum, pois como é do conhecimento de todos, o pai de santo não é rico e nem tem obrigação de alimentar todo mundo.

10- Ao chegar ao barracão, o procedimento correto é: a) Amarrar um pano no peito (mulheres) ou na cintura (homens); b) Ir direto para a cozinha beber um copo d’água para esfriar o corpo da rua, sem fazer paradas para bater-papo e colocar a fofoca em dia; c) Tomar seu banho e ir trocar de roupa; d) Bater cabeça no axé, na porta do quarto de santo e pro pai de santo; e) Tomar a benção a TODOS os seus irmãos, sendo mais velhos e mais novos, de acordo com a ordem iniciativa. Agora sim, caso não haja nada em que se possa ajudar (muito embora seja impossível, pois em uma casa de santo sempre tem algo a ser feito).

11- Você trabalhou feito a escrava Isaura e se cansou? Acabou de fazer todo o serviço? Bem, agora você pode pegar o seu maravilhoso APOTÍ e confortavelmente sentar-se nele. Como dissemos no item de número 5, cadeiras, sendo com ou sem braço, só egbomis, ekedjes, ogãs ou zeladores que podem sentar. Existe uma variável do APOTI, que é a famosa ESTEIRA. Nela você pode se sentar se espichar e até relaxar seus ossos. Ela é sua! Aproveite!

12- Em sua casa, quando você faz uma comemoração qualquer e é servida uma refeição, você sai atacando o ajeum na frente de seus convidados? Acreditamos que não. Portanto, na casa de santo é igual. Antes os mais velhos devem se servir, pra só depois os abians e yawos se servirem. Isso é mais que uma regra, é etiqueta. E você não vai querer ser um deselegante, não é? Lembre-se: Estão sempre observando você…

13- Você gosta que fiquem pegando suas roupas emprestadas? Pois é, o pai de santo também não gosta. Portanto, que tal ir ao Varejão das Fábricas e comprar um belíssimo tecido de lençol a R$ 4,50 e fazer uma baiana de ração básica pro dia a dia? Não sai caro e fica uma gracinha. E você finalmente para de pegar a roupa do alheio emprestada. Não é maravilhoso? Todos na casa contentes e felizes com suas devidas roupas.

14- Quem traz dinheiro para o sustento da casa? Você é que não é. Portanto, trate muito bem os clientes que vão para jogar ou se consultar, pois é deles que vem boa parte do dinheiro dali. Sorrir sempre e servir um copinho de café ou de água gelada não mata ninguém. Que tal tentar?

15- E vai rolar a festa! O povo do ketu, do jeje, da angola e até da umbanda já mandou convidar. Mas, e o dinheiro para comprar o ajeum e o otí do povo? Com certeza o Carrefour não irá mandar as coisas de graça para o barracão, nem o Mercadão de Madureira tão pouco irá dar os bichos e todo o material restante. Portanto, que tal se todos coçassem o bolso um pouco e ajudassem?

16- O mundo está em guerra, existe muita gente por aí passando fome. Portanto, por que desperdiçar comida? Fazer a quantidade exata só para quem trabalhou dignamente e contribuiu com este maravilhoso ajeum é o coerente.

17- Ficou cansado depois da festa? Nada de ir pegando sua bolsa e ir saindo de fininho. Lembre-se da limpeza do barracão.

18- Roda de candomblé, seja em sua casa ou na casa do alheio, não é lugar de ficar de cochicho e risinhos irônicos. Se você quer fuxicar, vá para um botequim.

19- Anáguas encardidas; só se for depois da festa do candomblé. Antes, NUNCA, JAMAIS, NEM PENSAR! Deve ser branca como a neve, salve anáguas de ráfia ou entretela.

20- Você, irmãozinho, que vê o mundo cor de rosa choque com bolinhas amarelas, deve deixar esta sua visão progressiva e moderna do lado de fora do barracão. Ali dentro você tem que ver tudo branco. O mesmo vale para as coleguinhas que vêem tudo azulzinho. Casa de orixá é para louvar e cuidar do Orixá, e não para arrumar casório.

21- Vai rolar um churrasquinho de gato na casa do seu coleguinha no meio da semana, no mesmo dia de função do barracão? Então, peça para ele guardar um pouquinho de carne para você e venha cumprir suas obrigações junto a seus irmãos.

22- Se sua irmã de santo tem uma baiana mais humilde do que a sua nada de ficar cochichando. Lembre-se, o mundo dá voltas e o feitiço pode virar contra o feiticeiro. Amanhã pode ser você com uma baiana de chita e ela com uma belíssima saia de rechilieu.

23- Caso assista fora do seu barracão a algo diferente do que ocorre em sua casa, nada de ficar cochichando e chamando de marmoteiro. Você não é o dono da verdade e nem ninguém o é. O que pode parecer maluquice pra você, pode não ser pro próximo. Além do mais, comentários sempre são feitos depois. Vai que tem alguém conhecido escutando?

24- Ninguém tem mais ou menos santo que ninguém. Isso é regra. Sempre.

25- Respeito é bom e conserva os dentes. Portanto, deve-se pensar duas vezes antes de envolver o pai de santo e irmãos mais velhos em determinadas brincadeiras de mau-gosto. Apelidos e avacalhações são da porta do barracão pra fora. Além do mais, a próxima vítima pode ser você.

26- Roupa de barracão é saia comprida, camisú e pano da costa. Shortinhos e top’s devem ser usados somente pra ir ao baile funk.

27- Sempre que for servir algum mais velho de santo, deve-se levar o pedido numa bandeja ou prato e abaixar-se para servir. Nunca olhar no rosto da pessoa. Responder somente “sim” ou “não”.

28- Benção foi feita para ser trocada. Sempre que você pede a benção, você está na realidade pedindo a bênção ao Orixá da pessoa, e não a ela própria. Portanto, todos devem trocar a benção, mais velhos com mais novos e vice-versa. 

 

Uma Questão de Educação

São muitos os motivos que levam uma pessoa a ser adepto do candomblé, amor, saúde, desespero, problemas financeiros, solidão e por aí vai, porém ao contrário do passado, ninguém mais fica por medo, hoje permanecemos por AMOR, por isso o modelo antigo da hierarquia “imposta” não funciona mais, mas isso não quer dizer que eu ou você, pode fazer o que quiser na hora que bem "der na telha".

Quando você chega a uma casa de candomblé, muitas vezes a comunidade se mostra fechada ou resistente a presença de um novo membro, não se iniba por isso, pois é resultado de decepções sofridas por filhos que não tiveram consideração a atenção dada de graça. Conquiste seu espaço, a confiança do seu zelador e exerça sua função com comprometimento, respeito e com certeza terá seu lugar seguro no egbé.

Um sorriso, um “bom dia” ou “motumbá!” pode ser um bom começo. É uma questão de educação (rumbè) quem chega cumprimentar os demais, assim como falar baixo e não interromper um mais velho quando ele está falando. Outro ponto importante é o espírito de coletividade, ou seja, todo mundo está trabalhando em pró a um determinado objetivo, porque não ajudar? É muito feio ficar de braços cruzados vendo um irmão trabalhar. Não se esqueça que juntos somos mais fortes.

 

A Disciplina no Candomblé

O Candomblé é uma religião afrodescendente e que sofreu adaptações pelo período de escravidão, perseguição religiosa e etc., porém uma marca da nossa fé que nunca se perdeu, é a disciplina, o cuidado e o respeito pelos mais velhos e a hierarquia. Somos de uma religião de resistência e lutamos muito para perpetuar o culto aos Orixás, por isso devemos respeitar seus dogmas e entende-los é primordial para alcançarmos evolução espiritual.

O que mais vem acontecendo, são os filhos de Orixá que se iniciam cientes das responsabilidades que irão assumir e após o período de resguardo ou até mesmo antes, começam a questionar e a desrespeitar os ensinamentos ancestrais, pois por mais que o Babálorixá ou Iyálorixá sejam flexíveis, ainda sim temos o dever de transmitir o que aprendemos e o que deve ficar claro é que noviço a partir do momento que recebe axé está carregando o nome da sua casa, do seu pai e de toda uma família e vejo esse como o nosso maior compromisso.

Acredito que a hierarquia existe para organizar e proteger o nosso culto e não deve ser usada para humilhar ou diminuir ninguém, do abiyan ao egbomy. Humildade não é faltar arroz e feijão na sua casa, esse pensamento de que para ser humilde precisamos ser passar dificuldades é ultrapassado, afinal quem já não conheceu um rico humilde ou um pobre orgulhoso? O que te faz ser humilde é seu convívio com o próximo, é a gentileza ao receber um irmão, é a compreensão com o mais velho e a paciência com o seu mais novo, portanto, humildade é a base da disciplina.

Uma Casa de Axé precisa de disciplina, precisamos manter a ordem, a pontualidade e principalmente o respeito, ninguém é obrigado a morrer de amores pelo o outro, mas dentro do barracão, as diferenças não existem, pois colocamos a fé em primeiro lugar e se assim fizermos, o nosso caminho sempre será abençoado.